Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alma do Serviço Público

Dar voz ao que me move todos os dias e que acredito poder contribuir para um Serviço Público mais feliz e mais eficaz!

Alma do Serviço Público

Dar voz ao que me move todos os dias e que acredito poder contribuir para um Serviço Público mais feliz e mais eficaz!

O poder da iniciativa!

17-Iniciativa-Pessoal-1.jpg

Talvez ainda não nos tenhamos dado conta, mas todos estamos dotados de capacidades para avaliar, pensar e criar.

Nem sempre estamos dispostos a gastar energia para darmos um pouco de nós ou expor a nossa visão sobre determinado assunto, procedimento, processo, seja lá o que for.

Pior ainda, quando isso exige de nós algum investimento em pesquisar, estudar, avaliar, construir a ideia e apresenta-la.

Mas na verdade, se pensarmos bem, quantas coisas teríamos resolvido ou evitado se tomássemos a dianteira, se dissemos o que pensamos em vez de ficarmos a ouvir a nossa mente a fazer eco e a dizer, se fosse eu…, eu bem achava que…!

Muitas vezes, somos persuadidos pela preguiça, pela vergonha, pelo medo, pela autoexclusão, ou até por algum “egoísmo”, ou auto desresponsabilização só porque, afinal não é da minha conta!

Seguramente que não nos escusamos a fazer uma avaliação das situações, assuntos, procedimentos, processos, etc. O nosso sentido crítico é tendencialmente bem apurado, mesmo que mais ou menos exteriorizado!

Então porque não ir um pouco mais além?!

Correr o risco de apresentar uma ideia uma opinião, um projeto está na legitimidade de qualquer um!

Seríamos certamente mais eficientes e eficazes se tivéssemos esse propósito diariamente. Estar atento ao que se passa à nossa volta, à forma como as coisas acontecem, e o mais importante, que contributo eu posso dar para que se possa fazer de uma forma ainda mais eficiente e eficaz.

Por outro lado, estar de espírito aberto a novas ideias precisa-se! Aceitar as novas ideias, os pequenos ajustes, são contributos que podem fazer a diferença e trazer alguma dinâmica ao serviço público!

Se for uma grande ideia, melhor ainda, fantástico!

E já agora, pouco importa, se está diretamente ligado ao meu serviço, ou não, o que importa é se o meu contributo possa melhorar o serviço em causa!

O olhar do outro é sempre de um ângulo diferente, logo, certamente verá coisas que eu não vejo.

Segundo Edivan Silva ter iniciativa significa: “Ver o que todos veem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir com antecedência, na confiança de um resultado, que o futuro trará, não é uma ciência exata, mas é uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo!

Concordo com o autor, podemos desenvolver a todo o tempo a nossa predisposição para a iniciativa, basta querer!

Para isso, é preciso sair da zona de conforto, e ter a coragem, a ousadia e a determinação de apresentar a ideia, que pode ir de uma simples opinião a algo que pode gerar uma grande mudança!

Deixemos de ser apenas seguidores, e passemos a protagonistas! Usa e abusa da tua criatividade!

Se for necessário escreve, esquematiza, testa e não percas tempo, cada minuto poder estar a custar uma melhoria significativa no serviço que prestamos!

Toma a iniciativa, não fiques à espera que te digam para fazer diferente, se tens a convicção de que pode funcionar, experimenta, avalia e põe em prática! Tudo o que depender de ti, não deixes para outros, nem para mais tarde!

Se por acaso lideras uma equipa, alguém ou simplesmente partilhas serviço com um colega, então cria as condições para que te apresentem as ideias, incentiva, faz perguntas, não deixes de colher as sensibilidades porque faz toda a diferença! Acima de tudo, observa e escuta!

Para que possas consolidar melhor a tua iniciativa, deixo-te uma proposta de leitura, O poder da iniciativa (Edivan Silva), um livro prático com 8 passos: 1- Reconhecer as oportunidades; 2- Planeamento das ações; 3- Desenvolver o talento de empreendedor; 4- Procurar o envolvimento com a comunidade; 5-Experimentação; 6- Construir correntes motivacionais; 7- Criatividade; 8- Estimular a reflexão com as lições aprendidas.

Tomar a iniciativa está ao alcance de qualquer um, basta estarmos predispostos a isso!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.