Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como!
O teu porquê!
“Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como” (Viktor Frankl)
Então, se eu pudesse estar contigo agora, certamente que te iria perguntar o porquê de seres um colaborador da Administração Pública?
Provavelmente, a tua resposta passaria pela remuneração, saída profissional, estabilidade, saúde, horários ou até mesmo a única alternativa…, ou nenhuma delas!
A boa notícia, é que não há respostas certas ou erradas, todas são válidas, na medida em que é a tua resposta!
Mas o que me traz até aqui, é fazer-te ver que, independentemente da tua resposta, nenhuma delas faz sentido se não estiver ancorada à razão principal... paixão e respeito pela causa que serves!
Então, a minha questão para hoje é mesmo saber qual a causa pública que serves?
Será que tens a resposta na ponta da língua, ou estás a olhar para cima a ver se a resposta cai do céu?
Se respondeste logo, parabéns! É sinal que estás alinhado com a tua missão! Nesse caso, traz à consciência, todos os dias, essa missão tão nobre e sê grato por teres a oportunidade de fazeres a diferença na comunidade!
Se demoraste a responder ou não sabes, então reflete um pouco, pergunta ao teu colega, ao teu chefe, ou a alguém que sintas que te pode ajudar a encontrar a resposta!
Não importa se fazes a recolha do lixo, tapas buracos, se serves almoços, se elaboras informações, emites pareceres ou tomas decisões, a igualdade do nosso contributo está na diferença que todos fazemos!
Encontra o valor da tua missão, e pensa quantas pessoas poderiam ter uma vida pior se não estivesses lá todos os dias, a dar o teu melhor, a dar o teu contributo!
Experimenta “ver o filme” sem ti e percebe se seria a mesma coisa! É certo que não somos insubstituíveis, mas o nosso cunho faz toda a diferença!
É muito importante que tenhas a capacidade avaliar o teu valor, porque nos momentos menos bons, naqueles em que parece que o teu esforço não vale a pena, vais ligar a TV na tua mente e ver o sorriso das crianças, dos idosos, do munícipe, do turista, ou simplesmente do teu colega que, para levar a missão dele a cabo, precisou de ti, e tu estiveste lá, afinal, a causa pública não é minha, nem é tua, é de todos!
Não te distraias com o que não releva tua missão, e a missão da entidade que representas, vale muito a pena chegar ao fim do dia e ter a certeza que não seria a mesma coisa, se não tivéssemos dado o nosso melhor!
O que os outros dizem ou pensam pouco importa, quando tens a certeza do dever cumprido! Segue o teu caminho e orgulha-te dele!
Muitos parabéns por estares aqui!
Partilha nos comentários o que te move, e caso queiras saber sobre algum assunto em particular, escreve, quem sabe se posso ser uma mais valia para ti e para tua missão!
Gratidão!