Usar o poder de forma positiva
Desde muito cedo comecei a ter responsabilidades, quer no trabalho, quer nalgumas organizações e projetos por onde fui passando! Sempre procurei e procuro novos desafios e com o propósito de acrescentar valor para mim e para os projetos que abraço!
Como é natural, a responsabilidade tem normalmente associada algum poder! Neste contexto, entenda-se o poder como a capacidade formal de influenciar alguém a fazer alguma coisa!
Às vezes fugimos da responsabilidade porque sabemos que vamos ter algum poder! Outras vezes, é-nos atribuído poder, mas como não sabemos o que fazer com ele, preferimos fingir que não o temos.
O poder é para ser usado, simplesmente, é para ser usado de forma positiva!
Influenciar alguém a fazer alguma coisa que acrescente valor à organização é o foco! Ter poder e não saber usá-lo, é a mesma coisa que não ter.
Usar o poder de forma negativa, como por exemplo levar alguém a fazer alguma coisa incorreta, tirar partido para si próprio ou simplesmente não usar o mesmo, são três formas de causar prejuízo a si próprio e à causa que serve.
Há quem simplesmente não queira ter poder, exatamente porque, a falta dele, desresponsabiliza-o de apresentar resultados.
Muitas vezes, associamos o poder ao chefe, ao coordenador, ao dirigente, ... mas na verdade, todos temos poder!
Desde a primeira hora que em que assinamos um contrato com a Administração, somos empossados de algum poder, o poder que está associado às tarefas e assuntos que nos são distribuídos!
Nesse sentido, não devemos olhar para os lados, porque na verdade, todos temos poder, simplesmente, ele só é consequente quando eu o ponho em prática e acrescento valor!
É importante que tenhamos presente que existe sempre uma expectativa associada à pessoa a quem é atribuído o poder e, por isso, não devemos defraudar essas expectativas!
Usar o poder de forma positiva é base do sucesso.
A minha experiência tem sido muito gratificante! Por um lado, tenho sabido usar e honrar o poder que me tem sido dado! Por outro, o meu foco tem sido e é cada vez mais distribuir o poder, no pressuposto de que ele vai ser usado de forma correta e positiva, e não tenho tido dissabores, muito pelo contrário, tem valido a pena!
Não devemos ter receio de usar e distribuir o poder que nos é atribuído, a questão é usa-lo e garantir que ele é usado de forma positiva e consciente e sempre em prol da causa pública!
Muito grata!